quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2012 valeu!

Biblioteca do Sítio Vanessa e escolas rurais rumo à Copa 2014 e às Olimpíadas 2016

2012 valeu!

Encerramos o ano letivo de 2012 com um evento para as crianças das escolas rurais de Anhaia e Rodeio no Sítio Vanessa. O Edemilson, dono do Sítio Vanessa, juntamente com as professoras Rosângela, Rosiele e Sirlei nos ajudaram a realizar esse evento. A ideia era colocar em prática as atividades esportivas com o material arrecadado e doado para a Biblioteca, pelas coordenadoras dos grupos de crianças e adolescentes da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), através da nossa campanha rumo à Copa 2014 e às Olimpíadas 2016. Apesar da chuva que caiu em Morretes na semana passada, foi possível fazer uma roda de vôlei e as crianças puderam disputar algumas partidas de ping pong. O futebolzinho ficamos devendo, porque o espaço reservado para a partida ficou muito ensopado, e a gente não queria que as crianças voltassem para casa enlameadas.


Conversa sobre a prática de esportes e atividades físicas


Esporte e leitura: a Kethelyn adorou a camiseta verde e amarela e o gibi da Mônica.

Nós apresentamos as camisas dos times que foram doadas, as crianças vestiram as camisetas, e as da seleção brasileira foram as mais disputadas pelas meninas. O verde e amarelo mexe com a criançada. Já os meninos pediram por camisetas do Flamengo, do Coritiba, e do Atlético Paranaense (até tínhamos algumas e eles vestiram as camisas). Também mostramos as chuteiras, e a coleção de revistas do Corinthians para as crianças (doadas pela nossa amiga Silvia Buchalla da Biblioteca Amigo Livro), e mais alguns livros que traziam informações sobre judô, e a vida do Ayrton Senna. Os meninos não são grandes fãs do Corinthians, mas todo mundo folheou as revistas em busca de algum ídolo. Pena que nosso material impresso era bem reduzido, sentimos falta de mais opções de revistas ou livros de esporte para responder as perguntas que elas nos fizeram, mas já foi possível ter uma ideia do que elas mais gostam: vôlei e futebol.  Muitas delas conhecem o Ayrton Senna como "um corredor bem famoso", que era o tema de um dos livros.

Os meninos ficaram empolgados com as camisas de times, as chuteiras e os bonés

O vôlei é unanimidade entre meninas e meninos. Os meninos também gostam de futebol e basquete. Nas escolas da região rural de Morretes não existem aulas de educação física ou atividades esportivas. As crianças me contaram que costumam jogar futebol e vôlei com amigos e primos, em casa, na casa dos amigos e parentes, ou em alguns campinhos próximos de suas casas. Outras crianças chegaram a me relatar que admiram os esportes mas não praticam porque não tem um lugar apropriado ou não tem bola e uma rede de vôlei.


O Juliano se desdobrou para atender as crianças, e além de conduzir a roda de vôlei, também passou umas noções básicas de ping-pong para elas.

Leitura nas Férias



Levamos uma caixa com mais de 120 livros para que as crianças tenham a opção de ler durante as férias. Os livros de dinossauros e animais são os mais disputados entre os meninos, eles gostam de livros relacionados à natureza, com muitas ilustrações de animais selvagens ou domésticos. As meninas adoram livros sobre princesas e de animais também. Os livros mais de "mocinha", numa linguagem pré-adolescente encantam as meninas,e por sorte tínhamos uma coleção desses que foi dividida entre elas. Qualquer livro sobre filhotinhos faz um sucesso enorme entre meninos e meninas, eles adoram. Gibis do Pink e do Cérebro e da Mônica também fizeram bastante sucesso. Os gibis da Turma da Mônica são os mais solicitados, mas desde que iniciamos nossas atividades com a Biblioteca, são também os mais difíceis de conseguir, geralmente é difícil que alguém doe esses gibis. Livros e revistas com atividades para colorir, completar os pontos, com labirintos, e jogos de memória também foram bem solicitados, e nós só tínhamos uns 4 exemplares.  Vamos direcionar nossas arrecadações para esse tipo de material daqui por diante.


Amigo Secreto e Lanchinho


Dani, professora Sirlei e aluninhas 

As professoras aproveitaram a oportunidade e fizeram o amigo secreto das crianças, e também capricharam no lanche: teve brigadeiro, beijinho, docinhos e salgadinhos, além de torta salgada, e suco. O Edemilson e as professoras foram bem cuidadosos com os detalhes, e a gente agradece. Nós aproveitamos o momento e fizemos um sorteio de alguns brinquedos educativos e de um livro de fotografia.

Docinhos! Hummmm!

Juliano, Dani e as crianças

Amigo Secreto

A aluna Camila, e as vizinhas do Sítio, Isabele e Simone

Ping-pong rústico!

Sorteio de presentes e aluno com a camiseta do Atlético Paranaense emprestada

Todo mundo junto!

Agradecemos pela participação e colaboração de todos, professoras, alunos, Edemilson e merendeiras. Agradecemos também aos pais que permitiram que os filhos fossem ao evento.
Obrigada à todos que trabalharam para tornar essa confraternização possível!

Fotos: Juliano Rocha

0 comentários:

Postar um comentário